O site de quem é única

Publicidade

Adbox

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Outubro Rosa: Na quarta-feira nós usamos rosa!

O mês de outubro chegou, e como sabem, cada mês do ano tem uma cor, que simboliza alguma causa da qual devemos ter mais consciência, como Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Outubro é conhecido pela cor Rosa, que é o mês da prevenção ao câncer de mama.

Resultado de imagem para outubro rosa

Mas depois de ouvir falar tanto sobre o tema, você pode acabar se perguntando: mas o que é câncer de mama? 

"O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários." 

Esse é o tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo o mundo: são 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Homens também podem ser atingidos, mas para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. 

O Ministério da Saúde do Brasil divulgou que 52.680 casos novos são identificados um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. Segundo o INCA, é que represente, em 2016, 28,1% do total dos cânceres da mulher.

E é devido a isso que, principalmente nessa época do ano, são divulgadas tantas ações a respeito, para prevenir, fazer exames e caso comprovado a doença, se iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Ano passado, fui em um evento a respeito do assunto, e foi muito interessante ver as experiências de quem já teve ou que ainda está em tratamento. Suas dores, a luta, a forma de enxergar a vida de uma nova perspectiva e mesmo com tanto sofrimento, continuar em frente e não desistir. Vale muito a pena se inteirar a respeito do assunto.

Imagem relacionada

E aproveitar que estamos em outubro rosa, quem aqui já assistiu Meninas Malvadas? Uma frase usada no filme virou uma espécie de mantra: nas quartas-feiras nós usamos rosa. E no dia 3 de outubro foi quando o galã do filme perguntou para a protagonista que dia é hoje, no que ela respondeu: 3 de outubro.

Nesse 3 de outubro, durante todo o mês e também no restante do ano, desejamos força às mulheres que lutam contra o câncer de mama, e queremos dizer que, caso alguém queira contar alguma história pessoal ou de alguém que conhece, nosso espaço está aberto em prol desta causa.



Comentários
Hide comments

2 comentários:

  1. É ótimo ver cada vez maior essa conscientização. kkk Toda vez q chega outubro eu me lembro dela com certeza.

    www.eudelirico.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, apesar de já ter ouvido alguma coisa a respeito da campanha, não sabia dessa iniciativa. Muito bacana e que venham outros outubros rosas!

    ResponderExcluir