Oie, sou eu novamente, Nathaly Santos para comentar sobre o triste caso de Jonghyun e falar mais sobre os k-idols que já sofrerem de depressão.
어서.
eoseo!!!
O mundo do kpop está em luto até hoje por Kim Jonghyun, vocalista principal do grupo sul-coreano SHINee, que cometeu suicídio por envenenamento nessa segunda- feira dia 19 de dezembro.
No começo das especulações houve a notícia que ele não estava morto e sim apenas desmaiado, milhares de Shawols - nome de suas fãs - ficaram na frente do hospital aonde ele estava, rezando por Jonghyun e se recusaram a sair de lá até terem a certeza de que ele estava bem mas infelizmente ele não resistiu e morreu.
Até mesmo a empresa do jovem cantor de 27 anos se manifestou na internet. " Pedimos a todos que contenham-se ao espalhar rumores e fazer especulações enquanto sua família, que está em profunda tristeza com essa notícia, está de luto pelo seu ente tão amado.
Planeja-se fazer um funeral reservado com a presença de familiares e coletar de agência, seguindo o desejo de sua família.
Planeja-se fazer um funeral reservado com a presença de familiares e coletar de agência, seguindo o desejo de sua família.
Mas uma vez, desejamos nossas profundas condolências"
CR: SM Entertainment
Trans: SoneXStella
Tradução ENG-PT: SHINee Brazil.
CR: SM Entertainment
Trans: SoneXStella
Tradução ENG-PT: SHINee Brazil.
E esse, é claro, não é o primeiro cantor sul-coreano com possíveis problemas de depressão, muitos outros famosos também sofrem ou sofreram com esse problema.
Sunny fez até um comentário para a amiga " Eu gostaria que Taeyeon pudesse parar de envolver-se com sua depressão. Eu gostaria que você parasse de ouvir música triste e isolar-se em um canto quanto você já não se sente bem. Quando você estiver se sentindo para baixo, venha a mim. Eu vou fazer um coquetel de soju para você, cantar músicas alegres e fazer coisas fofas." ela diz.
Outro k-idol conhecido que sofreu com a depressão foi Heechul do grupo Super Junior, que sofreu muito com a saída de Hankyung, que era seu melhor amigo e parceiro de grupo. Ele deixou os palcos por cerca de 3 meses e entrou em uma depressão profunda. Ele apenas ficava o dia inteiro em seu quarto sozinho. Mas ainda bem que ele conseguiu superar essa fase ruim de sua vida e voltou a ser nosso Heechul de sempre.
Yoongi, mas conhecido por seu nome artístico Suga, tem lutado contra a depressão desde sua pré-estreia sendo cantor. Ele revelou sua grande batalha contra a depressão durante uma entrevista de rádio em meados de 2014.
Suga já havia relevado parte de sua guerreira historia, ele conta que foi expulso de casa pelos pais ao revelar seu sonho de se tornar um artista e passou a dormir nas ruas, se sustentando com músicas que ele mesmo escrevia, na qual não dormia para produzi-las e vendê-las para sobreviver.
Durante a entrevista na rádio em 2014, ele conta não estar satisfeito com seu corpo. Em sua mixtape solo August D, a música "The Last" retrata a batalha para conseguir alcançar seus objetivos sendo um rapper de sucesso e realizar seus sonhos enquanto luta contra a depressão, além do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e fobia que desenvolveu ao longo dos anos. Mas vale lembrar que em 2016 no "BTS Live HYYH On Stage: Epilogue" Suga teve uma surpresa durante o show, que foi no Olympic Gymnastics Arena, para 24 mil fãs, quando viu que seus pais estavam ali.
Ele se agachou no chão por alguns segundos, e mesmo emocionado , conseguiu dizer algumas palavras " Para ser honesto, eu raramente choro no palco. Quando eu me apresentei pela primeira vez, na escola, só tinham duas pessoas. Quanto mais você busca a perfeição, mais você a quer. Comparado ao perfeito Min Yoongi, eu acho que estarmos juntos é melhor e me faz um melhor Min Yoongi. E aos meus pais, eu acho que agora sou um filho que lhes dá orgulho. Mãe, pai, irmão, eu amo todos vocês."
Além disso o BTS já havia mencionado antes que era um sonho deles se apresentar no Olympic Gymnastics Arenas, ainda mais Min Yoongi. Além da emoção, ele estava grato e feliz por seu sucesso ter sido reconhecido e por sua família estar ali com ele naquele momento especial.
Suzy, integrante do grupo Miss A também já sofreu depressão. " Eu tinha algo como depressão e eu não poderia dizer a ninguém por um tempo. Eu até comecei a pensar que não poderia durar mais um dia. Um dia eu estava conversando com meu amigo e rindo de uma piada e de repente eu comecei a chorar."
Um outro cantor foi T.O.P do grupo sul-coreano BigBang, que em 2017 foi processado e preso por uso da maconha enquanto estava no exército, e mesmo com todo esse problema ainda assim foi obrigado a se alistar como militar. O líder do grupo Kwon Ji-Yong, mas conhecido como G-Dragon, havia relatado que o cantor não estava bem e que sua depressão passada (e ansiedade em 2008) havia voltado. Na manhã do dia 6 de junho, foi confirmado que o cantor havia sido encontrado desmaiado, por conta de uma overdose. Ficou durante vinte e quatro horas inconsciente mas felizmente acordou no dia seguinte. Ele foi transferido para um hospital diferente, aonde continuou seu tratamento e atualmente passa por procedimentos para se mover. Sobre seu caso, ele foi condenado culpado e terá que cumprir trabalho voluntário futuramente.
A vida dos k-idols é corrida e cansativa, eles dão toda sua força e tudo de sí por sua carreira, além dos seus milhares de fãs ao redor do mundo. Mesmo com toda a dificuldade muitos superam seus medos e problemas para continuar batalhando nesse mundo artístico. Dê em todo seu amor para todos eles e apoio para aqueles que necessitam, esse luto nunca vai ser superado, ele vai ser lembrado.
Que deus tenha Jonghyun agora já que ele não está mais entre nós. Agora, temos mais uma estrela brilhando nos céus!
Até a próxima, não esqueçam de deixar seus comentários com seus desabafos e opiniões. Fiquem com a carta de suicídio do ex-cantor de kpop.
"Estou quebrado por dentro. A depressão que lentamente foi me destruindo, já me devorou, e não consegui superá-la. É incrível o quanto dói. Ninguém está mais atormentado, nem debilitado do que eu. Ser famoso provavelmente não era meu destino. Eles me dizem que por isso estou tendo dificuldades... Por que eu escolhi isso?" Finaliza.
Olá, pelo seu post é possível perceber como o problema da depressão é presente na vida desses cantores, o que nos leva a refletir sobre o que e se podemos fazer algo para ajudarmos uns aos outros.
ResponderExcluirpetalasdeliberdade.blogspot.com
Realmente, você tem total razão e eu concordo plenamente.
ExcluirRealmente preocupante a situação da saúde mental no meio artístico. Não gosto de Kpop, mas isso se estende pra toda a nossa geração. É importante conversar sobre o assunto no processo para resolver esse problema. Boa sorte com o blog!
ResponderExcluirPortal GATILHO
https://portalgatilho.wordpress.com
Sim, essa doença se espalha como vírus e é importante estarmos cientes disso. Obrigada por comentar ^^
ExcluirOlá,
ResponderExcluirSou totalmente por fora desse universo de k-pop, mas, é lastimável ver alguém tão jovem e com um lindo futuro ter um destino tão triste. É por isso que sou a favor de debatermos depressão e outros transtornos abertamente e tentar ajudar ao máximo, para evitar que situações dessa se repitam.
Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/
Sim, sua idéia é boa. Isso nos ajuda a perceber q a depressão pode estar nas pessoas menos provaveis possiveis. Obrigada por ler ^^
ExcluirEu não curto o gênero, mas quando ouvi a notícia, o coração se apertou porque vemos alguém que aos olhos dos outros está no auge e isso não é o bastante para fazê-lo querer viver. Acho que os fãs podem aprender muito com isso e ainda que a atitude dele seja julgada por tantas pessoas, ele deixa um legado a se respeitar.
ResponderExcluirOs outros artistas que você selecionou, ainda nao conheço também ,as mas achei as informações bem pertinentes.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
A depressão não tem rôtulos e nem nada, mesmo que ele seja um k-idol é muito importante as pessoas saberem o grande essa doença é periogosa e que realmente afeta as pessoas que nuca esperaríamos isso :(
ExcluirObrigada por ler ^^
Oii
ResponderExcluirPrimeiramente, achei seu blog muito lindo, adorei. Sobre o post, acho realmente falar sobre esse tema, porque muitas pessoas ainda acham que depressão é somente pra chamar atenção das pessoas sabe. Eu curto algumas bandas de K-pop, tais como Exo e Baby Metal, confesso que essa aí eu não era muito ligada mas deve ter sido uma perda lastimável para os fãs.
Bjos, Bya! 💋
Oiie ^^
ResponderExcluirA banda baby metal é jpop e eu também amo elas <3
Sim, a depressão virou piada nesse século, o que todos chamam de "doença do seculo" eu chamo de pedido de ajuda. Obrigada por gostar ^^
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirNão gosto de K-pop, tampouco sabia quem era o ser antes dele ter se suicidado. Uma pena que pessoas tidas como famosas precisem morrer para o assunto vir à tona. Um ex-aluno se matou com um tiro na cabeça em meio a um parque famoso aqui de SP por bullying e depressão. Vê se, depois de um, ele é lembrado... Bem complicado.
Beijos
Ele era bastante famoso e todos da lista também. Esse que se suicidou era integrante de um dos grupos de kpop mais famosos e mesmo assim isso aconteceu. É realmente triste.
ExcluirEu não acompanho, mas vi essa notícia do Twitter e fiquei chocada. Imagino a tristeza da família e dos fãs =/ Desejando toda a força do mundo.
ResponderExcluirFico ainda mais triste por saber da causa da morte. Depressão é um assunto que precisa ser discutido todos os dias =/
Beijos
E Feliz ano novo
Sai da Minha Lente
Sim, a depressão é coisa seria e deveria ser mais abordada :C Obrigada por ler
ExcluirOie, tudo bem?
ResponderExcluirPoxa, que triste... Meus sentimentos, nunca é fácil perder um ídolo assim.
A depressão precisa ser levada mais a sério, e tratada para que casos como esse não ocorram novamente. Não sou familiarizada com a cultura K-POP, mas me solidarizo com todos os fãs.
Infelizmente problemas de depressão não são restritos apenas aos ídolos koreanos, ou a qualquer outro famoso. Este mal está matando muita gente em todas as camadas e locais do mundo. Infelizmente neste caso, os fãs, amigos e familiares ficarão com a dor da perda. Uma pena que ele não conseguiu buscar ajuda para superar.
ResponderExcluirBjs, Rose
Antes de qualquer coisa, gostaria de te parabenizar pelo post! A depressão é um assunto delicadíssimo, e infelizmente, muitos ainda não dão a devida importância a essa doença. A fama, sem dúvidas pode ser um fator que contribui para essa doença, ainda mais em lugares mais tradicionais. Não estou muito por dentro do universo K-POP, mas senti muito a perda desse jovem.
ResponderExcluirOla
ResponderExcluirDepressão é um assunto sério mas confesso que não sabia desses casos que vc apontou. Nõa gosto de doramas e afins então não conhecia os casos. Acho muito errado somente quando as pessoas dão o devido alor e atenção a depressão apos alguem morrer sendo que os sinais estão ai , pra todos verem e poder fazer algo util para ajudar em vida, e não se lamentar depois da morte.
Triste isso.
Boas Festas
Jis Rocha
Nossaa que postagem triste hein. Apesar de não conhecer nenhum desses ídolos orientais, achei importante a postagem, porque é realmente preocupante o que esses jovens artistas tem enfrentado e as decisões radicais que mudam radicalmente sua vida, realmente não é uma vida fácil, imagino o quanto esse vazio doa...
ResponderExcluirNara Dias
www.viagensdepapel.com
Olá!
ResponderExcluirDepressão é horrível, todos estamos sujeitos à ela, principalmente por ser algo silencioso e que parte de dentro. Tanto pessoas famosas quanto comuns são propensas, a verdade é que nunca sabemos que tipo de pressão a pessoa está sofrendo, seja ela imposta por terceiros ou por ela mesma. O importante é não tratar a depressão como algo casual ou temporário, ou simplesmente tristeza repentina. Empatia é a chave.
Bjos
Lucy - Por essas páginas
É uma situação em que a pessoa não consegue se ajudar. Acaba achando que não vai conseguir sair desses sentimentos difíceis. Não é fácil e existe muita desinformação a respeito de.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirQue notícia triste!
Infelizmente casos de depressão e suicídios são mais comuns que a gente imagina né. Não conhecia essa cantor, mas deve ter deixado uma grande legião de fãs desolados, sem contar a família né.
Acho que essas notícias servem pra ajudar a trazer esses temas pra discussão e ajudar aqueles que precisão sair desse abismo.
Beijos!
Camila de Moraes
Olá!
ResponderExcluirÉ muito triste perceber que a depressão se esconde até em quem nem imaginamos passar por todas essas dificuldades... Deve ser muito, muito ruim e difícil, tanto para o artista quanto para o fã. É sempre bom falar sobre isso, porque quanto mais falarmos, mais poderemos ajudar essas pessoas. <3
Acredito que algo de extrema importância na caminhada dos artistas é a família, que tem que fazer o possível para estar junto apoiando, por mais difícil que sejam as viagens e turnês.
ResponderExcluirNara Dias
Viagens de Papel
Olá ♥
ResponderExcluirInfelizmente vemos vários artistas e cantores alegrando o mundo, mas não sabemos a verdadeira realidade, nós fãs não os conhecemos ao intimo e só aquilo que a mídia nos mostra. A mídia é a mesma que leva o artista la em cima e é a mesma que o coloca no fim do poço. Não sabemos as dificuldades que eles enfrentam para estar diante de milhares de pessoa. A depressão é algo obscuro que só quem já conheceu alguém que teve ou que já teve sabe o quão difícil é passar por isso.
Olá, tudo bem? São muito tristes estes casos... Não conhecia este vocalista, mas não deixa de ser uma notícia triste... Ótima postagem!
ResponderExcluirBeijos,
https://duaslivreiras.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem? Não sou fã e não conheço nada desse gênero musical, nunca tive curiosidade. Mas eu fiquei sabendo dessa notícia, porque muitas conhecidas são fãs e se chocaram com isso. Eu não procurei saber sobre, porque não é algo que tenha relação direta comigo. Eu também fico pensando que a sociedade tá tão hipócrita hoje em dia que se comove e se une por causa dos artistas, mas é incapaz de se interessar pelo colega de aula ou amigos que convivem com transtornos psicológicos. Como alguém que lida com a ansiedade todos os dias e que já passou pela depressão posso dizer que é difícil querer viver e encontrar amor na vida, então, eu entendo esses artistas. Não tenho pena deles (apesar de me compadecer)c, tenho pena das pessoas que, pra falar a verdade, não se esforçam para enxergar mudanças comportamentais neles e apoiá-los nos dias ruins. Felizmente, eu tive pessoas por perto que me apoiaram nos meus dias ruins.
ResponderExcluirLove, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com
Oi. Vi algo bem vago sobre o cantor nas redes sociais, até o suicídio, não sabia quem era. Nem todo mundo que tira a própria vida é depressivo, mas pelo que entendi em seu post, o rapaz tinha mesmo depressão. Lamento por ele e a família e tenho medo que a temática seja banalizada nas redes sociais, por isso evito ler muita coisa que não seja de base teórica, mas seu texto ficou legal.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirComplicado esse assunto ainda há muitos tabus e preconceitos sobre. E qualquer um pode sofrer disso até a pessoa mais popular do mundo!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que não acompanho K-Pop e não conhecia o cantor em questão, mas claro que fiquei sensibilizada com o ocorrido, ainda mais se tratando de alguém tão jovem. A depressão é, infelizmente, um mal da sociedade atual e tem afetado muitos jovens. É preciso estar atento para ajudar pessoas que estão precisando de apoio para superar momentos difíceis.
Minha única ressalva com relação a abordagem feita à morte do jovem, foi a divulgação da carta de suicídio. É uma recomendação da Organização Mundial de Saúde que se evite divulgar bilhetes e cartas de suicídio, pois estas podem se tornar gatilhos para quem está na mesma situação. No caso dele, que é um ídolo para tantos jovens, acho ainda mais perigoso.
De qualquer forma, apesar dessa minha ressalva, achei o post que você fez muito importante e espero que as pessoas fiquem mais atentas para ajudar quem esteja passando por uma situação similar.
Beijos
Eu vi muitos comentários sobre ele nas redes sociais, não sou fã de K-pop ou mesmo de doramas, mas notícias como esta sempre nos causam um impacto.
ResponderExcluirOlá, como não acompanho esse mundo de k-pop e acabei vendo uma nota bem por cima desse trágico acontecimento, é muito triste ver que tantos artistas, não só entre os k-pops, sobre com as pressões e acabam desenvolvendo depressões e essa é uma doença que é difícil superar e só com tratamento adequado a ajuda de todos as pessoas proximais, por isso é importante perceber os sinais antes de tragedias como esta.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Por ser fã de BTS - aliás ver a luta "antiga" do SUGA ainda me emociona - senti bastante baque com essa morte. Sabemos que a indústria musical é um caminho tortuoso para alguns, ainda mais o k-pop que pede perfeição. É MUITO trite, mais espero que com essa fatalidade, pensem e mudem muitos comportamentos de managers e grupos por trás. Ótima postagem!
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirEu não acompanho esses famosos e, mesmo não sendo fã, acho que você abordou temas muito interessantes nesse post. Eu acho que muitos de nós estamos quebrados por dentro e isso é péssimo, mas mostra que nem todos precisam estar bem o tempo todo.
Beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o trabalho dele e na verdade não acompanho nada relacionado ao k-pop, mas é realmente bem triste ver casos como esses.
Bjs
Olá!
ResponderExcluirEu não sou ligada nesse mundo do K-Pop, mas minha irmã é e ficou super triste quando ficou sabendo da notícia. É triste saber que esse não é o primeiro caso e infelizmente não será o último.
Beijos.
Eu cheguei a ver essa noticia e é realmente algo muito triste.
ResponderExcluirA depressão está acabando com o mundo.
oi!
ResponderExcluirEU adoro o kpop, tem grupos maravilhosos. Infelizmente tivemos essa perda, é muito triste perder um grande talento ainda mais nessas condições.....
bjo
Oiiiiiiie,
ResponderExcluirEu amo muitas músicas do kpop, mas ainda tem muitas que eu não conheço incluindo os cantores, as vezes os nomes são tão difíceis, mas agora sobre o post, eu fiquei sabendo infelizmente é uma triste perda =\.
A depressão deveria ter um pouco mais de atenção, uma doença silenciosa que pode levar uma vida muito triste!
ResponderExcluir